quarta-feira, 19 de abril de 2017

Começando do começo

Olá! 

Meu nome é Célia e gostaria de falar com voce sobre temas interessantes em Ciências Forenses.
Voce reparou qu eu não disse Criminalística? Pois é! A Criminalística seria uma das Ciencias envolvidas na formação do corpo das Ciencias Forenses. Assuntos como Criminologia,  Perfil Criminal, Perfil Geográfico Criminal, Vitimologia, Medicina Legal, a Investigação Policial e tantas outras que juntas, fortalecem o entendimento do que ocorreu no local de crime.
Minha proposta é fazer vc ficar curioso, interessado por este universo tão próximo a nós pela dura realidade do crime e, ao mesmo tempo tão longe, por demonstrar habilidades quase “mágicas” .
A cada oportunidade estarei abordando um assunto novo e você é meu convidado para esta jornada.

Temas como o local de crime o que lá ocorre, a Localística Forense, assunto muito conhecido para quem assiste séries de investigação policial, terá seu papel de destaque.

Vou abordar também a Paisagem Sonora do Local de Crime como indicador de veracidade de testemunhos colhidos. Prá ficar mais fácil de entender, você já reparou como em diferentes horários os sons ao seu entorno mudam? Se você estiver num local durante o dia  por exemplo em sua casa, alguns sons, conversas, ruído de animais do tipo cachorro latindo ou pássaros cantando, poderiam ser ouvidos. Entretanto á noite, estes ruídos poderão estar alterados e dando lugar a outros.

Outro assunto, a Medicina Legal, Ciência que aprecio e sou apaixonada pois creio que este foi o inciador de todos os outros quando falamos em Ciencias Forense.
Claro, conversaremos sobre o fenômeno da morte, elementos que nos levam a estimar o tempo em que insto aconteceu, por suas características observáveis, em Tanatologia Forense. 

Quais animais são mais encontrados nestes locais e porque, quando estudarmos a fauna cadavérica e como não poderia deixar de ser Entomologia Forense.

Vamos observar também os instrumentos que poderiam causar lesões e como estas são classificadas através das características presentes no corpo da pessoa viva ou no cadáver em Traumatologia Forense. 

Quando porém o trauma executado tiver como origem um agente químico, estaremos tratando de Toxicologia Forense, o grande tópico das intoxicações e uma grande riqueza de informações vamos conhecer. Um conhecido teórico do assunto disse que tudo é veneno, apenas diferenciado pela dose envolvida.


Nos tópicos destinados ao estudo do Perfil Criminal, vamos falar um pouco da “caixa preta“, o cérebro e sua importante influencia nas condutas dos agentes agressores. Esta ciência muito ligada tanto a Psicologia Forense quanto à Criminologia, tem um comportamento a ser observado: o comportamento do executor no local de crime. O porque de uma ação executada nos mínimos detalhes, demonstrando total planejamento e perfeita ação do lobo pré-frontal e sistema límbico, com controle deste.  Ou não...

Muito pra falar...

Aguardo ansiosa por você!
forte abraço,
Célia

2 comentários: